Neste post, você verá:
Agora, se você já conhece os requisitos da ISO 14000, e está procurando apenas uma solução tecnológica para iniciar estes processos na sua empresa, nós selecionamos um ebook completo e gratuito sobre como escolher o melhor software para gestão ambiental e de resíduos. Para baixá-lo, basta clicar no link a seguir.
Mas, se você ainda tem alguma dúvida sobre o assunto, vamos ao conteúdo!
Por que a sua empresa deve se adequar agora mesmo às normas da ISO 14000
Cuidar do meio ambiente não é mais só uma questão de consciência para as empresas nos dias de hoje, mas também de estratégia: estudo realizado no Brasil pelas consultorias Opinion Box, Mundo do Marketing e Dia mostrou que 54% das pessoas costumam dar preferência a marcas reconhecidas por preservar o meio ambiente.
Boa parte das ações de sustentabilidade desenvolvidas atualmente estão partindo de organizações públicas e privadas que já incluíram a gestão ambiental em seu planejamento estratégico. Para ajudar nesse desafio, a ISO 14000 estabelece diretrizes para áreas corporativas de gestão ambiental, com o objetivo de padronizar processos de empresas que utilizam recursos retirados da natureza e/ou causam algum dano ambiental na realização das suas atividades, ajudando a minimizar impactos causados ao meio ambiente.
A ISO 14000 dá assistência para a implantação ou aprimoramento de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA), especificando os elementos que farão parte dele de acordo com a realidade do negócio e realizando auditorias de verificação, por exemplo. O SGA ajuda a organizar iniciativas sustentáveis para a empresa atender às crescentes expectativas de desempenho ambiental e estar sempre de acordo com os requerimentos nacionais e internacionais. Mais do que ajudar você a implantar uma política ambiental adequada para sua empresa, a norma incentiva a criação de mecanismos para garantir de que está realmente sendo colocada em prática no dia a dia.
Empresas de todos os portes, segmentos e níveis de maturidade em relação à gestão ambiental podem solicitar a certificação ISO 14000. Isso pode ser feito após o atendimento de requisitos como os listados abaixo:
- Possuir política ambiental adequada ao negócio que esteja sendo cumprida e buscar melhorias contínuas ao desempenho ambiental da empresa;
- Ter procedimentos que permitam identificar e controlar resíduos gerados nos processos;
- Estar adequado a todas as exigências legais pertinentes à sua atividade;
- Prover treinamento aos funcionários para que estejam conscientes da importância do cumprimento da política;
- Elaborar um manual do SGA que contenha suas exigências ambientais;
- Possuir procedimentos para prevenir, investigar e responder a situações de emergência;
- Investigar causas das inconformidades ambientais e tomar as devidas providências corretivas e preventivas;
- Ter um programa de auditoria ambiental periódica e arquivar todos os resultados relativos a cada uma delas.
Tendo em vista que o fator de preservação ambiental estará cada vez mais relacionado com a preferência do consumidor no momento da compra, utilizar a certificação ISO 14000 agrega valor à marca e aos produtos e serviços, pois atesta seu comprometimento com o meio ambiente. Em muitos casos há também ganhos econômicos, pois as empresas passam a reutilizar recursos, como a água, e a utilizar energia elétrica de forma mais consciente, gerando redução de custos. Como o assunto é sustentabilidade, fica o convite para ler aqui nossas dicas para ter uma gestão de frotas mais sustentável!
Não importa o tamanho da sua empresa ou o que ela faz, praticar as ações da ISO 14000 ajuda você a construir um Sistema de Gestão Ambiental adequado, além de garantir que as ações desenhadas estejam sempre em prática. Afinal, seguir as diretrizes dessa norma e evoluir na gestão ambiental tem se mostrado um diferencial competitivo e decisivo para a sustentabilidade do negócio.
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.