Neste post, você verá:
- A importância do plano de lubrificação
- A importância da tecnologia nos processos de lubrificação
- As vantagens na adoção de um sistema de controle de lubrificação
- Como solicitar uma demonstração gratuita do software para manutenção da NG Informática
Mas, se você já sabe da importância de um plano de lubrificação, as vantagens que esses processos trazem para a sua empresa, e está apenas buscando a solução tecnológica ideal, nós selecionamos um ebook completo e gratuito sobre como escolher o melhor software para a área de manutenção. Para baixá-lo, basta clicar no link a seguir.
Agora, se você está em busca da importância dos processos de lubrificação na sua empresa, vamos ao conteúdo!
Plano de lubrificação e tecnologia: tudo para manter a manutenção em dia
A manutenção de ativos ganha cada vez mais destaque no mercado, em um cenário em que as indústrias buscam fazer mais com menos. Neste contexto, uma das principais atividades da manutenção é a lubrificação industrial que visa garantir a disponibilidade operacional e a eficácia das máquinas.
A importância da lubrificação ganha respaldo científico.O pesquisador Ernest Rabinowicz, do Massachusetts Institute of Technology (MIT) concluiu que a degradação da superfície das peças, ou seja, o seu desgaste, responde por 70% das causas de parada de um equipamento. Na maioria dos casos, a lubrificação inadequada é uma das razões que levam às falhas.
Diante do cenário, o plano de lubrificação ganha mais importância e relevância na dinâmica da manutenção. É a lubrificação preventiva que permite à empresa manter a integridade de seus equipamentos reduzindo custos sem comprometer a disponibilidade, a segurança e a confiabilidade. Diante disso, manter o plano de lubrificação de máquinas e equipamentos da sua empresa sempre em dia é fundamental.
Aproveitando a oportunidade, nós elaboramos um infográfico, simples e intuitivo, sobre como montar um plano de lubrificação em 7 passos. Para baixá-lo, basta clicar no link a seguir.
A importância da tecnologia nos processos de lubrificação
O processo de lubrificação industrial requer uma gestão técnica, voltada para projetos e produtos, e uma gestão humana que envolve pessoas e processos. Por isso, para o gestor da manutenção, ter métodos de gerenciamento da lubrificação e uma visão completa de tudo que acontece na planta é fundamental. E a tecnologia pode ajudar muito a gestão!
Como a lubrificação exige entrega constante da equipe e atenção dos profissionais às etapas e aos pontos do procedimento, o ideal é ter um sistema de lubrificação centralizada, que integre gestão técnica e humana, e seja capaz de fornecer ao gestor a visão da manutenção em tempo real por meio de consultas, relatórios e indicadores. A tecnologia aparece como uma ferramenta facilitadora que indica se a lubrificação foi feita com o lubrificante correto, no ponto certo, com a quantidade exata, e na frequência adequada.
Dentre outras vantagens, a adoção de um sistema para o controle da lubrificação garante:
- Redução de custo de mão de obra na aplicação do lubrificante;
- Redução de consumo de lubrificante;
- Aumento da confiabilidade da máquina;
- E uso mais eficiente do lubrificante.
Uma solução especializada apresenta funções que facilitam o dia a dia do gestor de manutenção, como por exemplo, o cadastramento detalhado dos equipamentos, partes e pontos de lubrificação, da identificação dos produtos e da maneira de aplicar os lubrificantes. A visualização destas informações no sistema facilita a operacionalização e o controle das rotinas de lubrificação. Com a adoção de um software, fica mais fácil trabalhar em escala com um grande número de equipamentos e de pessoas e, ainda assim, ter condições de controlar o processo e acompanhar os resultados.
Recursos visuais aplicados à manutenção de ativos, como a planta gráfica, permitem à empresa ter uma visão completa de todos os equipamentos e dos respectivos status das ordens de serviço. Com a Árvore Lógica, outro recurso importante, as máquinas podem ser gerenciadas a partir de sua localização na instalação predial, facilitando a manutenção nas empresas de grande porte. São várias ferramentas e muitos benefícios!
Além disso, o uso da tecnologia para gerir o plano de lubrificação se destaca por:
- Permitir a gestão dos equipamentos por empresa;
- Controlar todas as informações relativas à manutenção de ativos ou lubrificação;
- Emitir ordens de serviço eletrônicas com níveis de aprovação, disparos de e-mails e feedback dos serviços;
- Controlar peças sobressalentes utilizadas na manutenção;
- Fornecer Indicadores, como tempo médio entre falhas e também de reparo, disponibilidade, horas trabalhadas, horas extras, afastamentos, entre outros.
Soluções especializadas conferem confiabilidade às informações e fornecem ao gestor de manutenção subsídios para a tomada de decisão em relação a custos, alocação de mão de obra, equipamentos, entre outros. Os dados armazenados indicam o quanto a empresa gasta com lubrificantes, sinalizam se o equipamento parou por falta de lubrificação e apontam os pontos críticos para reduzir o custo, e as paradas não-programadas. Assim, é possível pautar trabalho com base na realidade da empresa, e tornar os processos mais inteligentes e as rotinas mais organizadas, elevando a performance da planta e da equipe. A execução do plano de lubrificação passa a ser muito mais assertiva e o acompanhamento dos processos e dos resultados fica muito mais fácil.
Com as informações centralizadas em um só lugar, a empresa tem a tecnologia – e as funcionalidades da solução – a favor da manutenção em dia. Busque investir nestes diferenciais para tornar a área de manutenção mais produtiva e garantir resultados mais positivos!
Para saber mais sobre sobre uma solução que forneça todos esses diferenciais, entre em contato conosco!
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.