Neste post, você verá:
- A importância da certificação OHSAS 180001 em relação à segurança do trabalho
- 5 passos para garantir a qualidade no setor de medicina e segurança do trabalho
- Como a tecnologia pode contribuir para os resultados
Agora, se você já sabe da importância da certificação OHSAS 18001 e está apenas em busca de uma solução tecnológica eficiente para o setor de medicina e segurança do trabalho da sua empresa, nós selecionamos um ebook completo e gratuito sobre como escolher o melhor software para área de medicina e segurança do trabalho. Para baixá-lo, basta clicar no link a seguir.
Sem mais delongas, vamos ao conteúdo!
OHSAS 18001: 5 passos para implementar na sua empresa
A legislação está a cada dia mais exigente em relação à segurança do trabalho. Quando uma empresa decide implantar um sistema de gestão em Saúde e Segurança do Trabalho, visando reduzir acidentes de trabalho por meio da certificação da norma OHSAS 18001, está dando um grande passo para um ambiente seguro e saudável.
Para que isso aconteça, é fundamental o comprometimento dos gestores da empresa. Além dos benefícios e vantagens, a diretoria deve se atentar a alguns critérios importantes para a implantação da norma como treinamento, certificação e tempo de adaptação.
Veja abaixo cinco passos que vão ajudar a garantir a qualidade no setor de medicina e segurança do trabalho da sua empresa por meio da OHSAS 18001:
#1 Conscientizar as lideranças
“Juntos vamos mais longe” é o lema. Sem engajamento e conscientização das lideranças, fica mais difícil reduzir acidentes de trabalho, pois esses profissionais são vistos como exemplo pelos colaboradores. Então, antes de qualquer coisa, os líderes precisam entender a importância da cultura de prevenção dentro da organização e transmitir isso, por meio de suas atitudes, aos demais colaboradores.
#2 Estruturar procedimentos
Ao estabelecer procedimentos claros de medicina e segurança do trabalho, é possível elaborar planos para reduzir acidentes de trabalho, programas, treinamentos e metas específicas com o objetivo de controlar e até mesmo eliminar os riscos identificados. É fundamental que exista um procedimento de segurança para cada atividade realizada com foco na saúde do trabalhador.
#3 Capacitar todos os envolvidos
Para que a norma OHSAS 18001 seja entendida e absorvida por todos dentro da sua empresa, é indispensável a realização de treinamentos de interpretação da norma com todos os gestores envolvidos e, principalmente, por todos os colaboradores. Essa fase é muito parecida com que acontece nos sistemas de gestão da Qualidade e Meio Ambiente. Se na empresa já existir algum desses sistemas, o processo será mais fácil, pois não será necessário partir do começo, mas somente absorver um novo conteúdo.
#4 Avaliar oportunidades de melhoria
Vale lembrar que ações isoladas não costumam ser resolutivas. Para que a empresa entre em sintonia na área de medicina e segurança do trabalho e se torne mais assertiva em reduzir acidentes de trabalho é importante que o assunto seja tratado periodicamente dentro da organização. Depois de um período de implantação, deve ser feita uma avaliação geral ou uma auditoria interna. Esse processo é muito importante, pois revelará em que nível de aderência à norma está. É normal que nessa fase, sejam encontradas alguns pontos de ajustes, mas isso é saudável, pois é capaz de mostrar aos gestores muitas oportunidades de melhoria.
#5 Contar com tecnologia
A tecnologia é a grande aliada do gestor para tornar todos os passos anteriores muito mais fáceis de serem acompanhados. Coma ajuda de um software especializado, por exemplo, é possível organizar etapas como:
- Reconhecimento de riscos;
- Definição de prioridades;
- Avaliação de impactos e do nível de exposição dos trabalhadores;
- Implantação de medidas de controle;
- Monitoramento e registro;
- Divulgação com análise dos dados.
As funcionalidades do sistema simplificam a gestão, ajudando a estabelecer metas e um cronograma de ações para atingir um nível elevado de segurança no trabalho dentro da sua empresa.
É importante enfatizar que todos esses passos podem ajudar, mas a conscientização de que cada um é a verdadeira responsável por garantir a segurança e saúde ocupacional de todos os colaboradores. Por parte da empresa, fica o compromisso de seguir a legislação, demonstrar preocupação e, acima de tudo, prezar pelo bem-estar comum.
Controle de EPIs durante a pandemia: o que muda?
Medicina do trabalho: tecnologia pode reduzir os impactos da pandemia
Nova CLT e os impactos no SESMT
O que muda com a reforma trabalhista?
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.
Bastante conteúdo