Neste eBook, você verá:
- O que é o eSocial e qual sua abrangência
- Como ficam os documentos emitidos atualmente
- O que você deve saber sobre a validação de dados
- Quais as providências que sua empresa deve tomar
- Como a tecnologia ajuda você nesta adaptação
eBook: tudo que você precisa saber sobre o eSocial
A vigência do eSocial traz para sua empresa uma nova realidade no registro e publicação de informações trabalhistas, previdenciárias, tributárias e fiscais. É um projeto do Governo Federal, que visa unificar o envio de informações pelo empregador em relação aos seus empregados, a um consórcio, que será responsável pelo ambiente nacional que consolidará estas informações.
Seu foco é o contribuinte e não mais o regime de tributação, como no Sped. Este projeto também é abrangente, e se aplica desde ao empregador doméstico até as grandes empresas. Obrigações como DIRF, RAIS e PPP passam a ser registradas em um só lugar! Devem haver mudanças em diversos processos, como na gestão dos processos de Medicina e Segurança do Trabalho, Cargos e Salários e Folha de Pagamento.
É provável que você já tenha acessado o site do eSocial e conhece este projeto e a diversidade de informações a que se refere. Mas será que sua empresa está bem preparada para tal obrigação?
Você pode continuar a sua leitura ou baixar o eBook completo no link abaixo.
O que é o eSocial e qual sua abrangência?
O eSocial é um projeto do Governo Federal que unifica o envio de informações pelo empregador, em relação aos funcionários de sua empresa. O projeto estabelece uma forma única de prestar as informações trabalhistas. Informações previdenciárias, tributárias e fiscais relativas à contratação e utilização de mão de obra, com ou sem vínculo empregatício, assim como rendimentos pagos pelo empregador, sujeitos à retenção na fonte, passam a ser enviados a um consórcio.
Deste consórcio, que compõe o eSocial, fazem parte:
- O Ministério do Trabalho e Emprego – MTE;
- O Ministério da Previdência Social – MPS;
- O Instituto Nacional do Seguro Social – INSS;
- A Secretaria da Receita Federal do Brasil – RFB;
- A Caixa Econômica Federal, representando o Conselho Curador do FGTS.
Suas premissas são construção coletiva e gestão compartilhada, autonomia no tratamento das informações e uso destas no limite das atribuições e competências, prestação única de informações. Gradativamente as obrigações atuais são substituídas por um envio único, pondo fim na redundância existente atualmente entre tantas obrigações de fornecimento de informações. A implementação deste projeto está prevista em etapas. O último cronograma de implantação divulgado traz as seguintes previsões:
- Dezembro/2014: Publicação da Portaria e disponibilização do Manual;
- Seis meses depois: Liberação do ambiente para testes por todas as empresas;
- Janeiro/2016: empresas com faturamento igual ou acima de 78 milhões;
- Meados de 2016: empresas com faturamento igual ou acima de 3,6 milhões.
- Os prazos podem sofrer alterações. Em caso de dúvida, consulte o site do eSocial para verificar o prazo em que sua empresa deve se enquadrar.
Como ficam os documentos emitidos atualmente?
As obrigações que sua empresa costuma enviar a diferentes órgãos do governo, serão substituídas por um grande banco de informações, que compõe o ambiente nacional eSocial. A partir deste ambiente, cada órgão processará o que for necessário. Hoje, você tem a seguinte lista de obrigações que fazem parte do dia a dia de sua área de gestão de RH:
- Mensalmente: GFIP e CAGED;
- Anualmente: Informe de Rendimentos, DIRF e RAIS;
- Tempestativos: CAT, GRRF e Seguro Desemprego;
- Sob demanda: PPP e MANAD.
A partir do eSocial, obrigações como DIRF, RAIS, CAGED, PPP, entre outros, serão gradativamente dispensados, e sua rotina passará a ser:
- Mensalmente: Informações de folha de pagamento.
- Tempestativos: Admissões, afastamentos, rescisões, Atestado de Saúde (ASO), entre outros.
O eSocial dispensa a utilização de um Programa Gerador de Declaração (PGD) para geração e transmissão dos eventos. Todas as validações são realizadas online, por meio de transmissão digital com protocolo de entrega.
E sobre a validação de dados, o que você deve saber?
Vamos começar entendendo como o projeto eSocial está denominando as informações a serem enviadas para sua base nacional. Estas informações foram divididas em 4 categorias básicas:
-
Eventos Iniciais
Identificam o empregador ou contribuinte, e contém informações básicas de sua classificação fiscal e estrutura administrativa. É o primeiro evento a ser transmitido ao eSocial. Também faz parte desta categoria, o evento de cadastramento inicial dos vínculos. Este deve ser informado depois de terem sido transmitidos os eventos com informações do empregador.
-
Eventos de Tabelas
Representam uma série de informações que irão validar os eventos não periódicos e periódicos. Seu objetivo é otimização na geração dos arquivos, bem como no armazenamento das informações no ambiente nacional do eSocial. Sua transmissão deve ocorrer logo após o envio dos eventos iniciais, e obrigatoriamente antes dos eventos periódicos e não periódicos, pois servirão como insumos destes.
-
Eventos Não Periódicos
São fatos jurídicos trabalhistas entre empregador e trabalhador que não tem uma data pré-fixada para ocorrer. Dependem dos acontecimentos na relação trabalhista, como contratação, afastamentos, demissões, entre outras.
-
Eventos Periódicos
São aqueles com periodicidade definida e seu prazo de transmissão, via de regra, é de até o dia 07 do mês seguinte. São informações de folha de pagamento, como apuração de fatos geradores de contribuições previdenciárias e de retenção do imposto sobre a renda retido na fonte sobre pagamentos feitos pelo próprio contribuinte, entre outras.
Lembrando sempre: o controle efetivo do período de validade das informações é muito importante. Devem ser observados os períodos de vigência aplicáveis, mantendo corretamente as datas de início e fim de validade, para a desativação de um item.
Agora conheça as mais relevantes características do processo de transmissão das informações de sua empresa para o eSocial:
-
Assinatura Digital
O certificado digital será único para cada número de inscrição no CNPJ. Por meio dele, e de um código de acesso, o governo fará o controle de acesso e garantirá o sigilo fiscal. Apenas o empregador e os órgãos e entidades que participam do projeto poderão acessar as informações.
-
Guarda dos Documentos
É de responsabilidade do empregador guardar o as informações geradas por 35 anos, e estas podem ser solicitadas por manifestação do destinatário.
-
Formas de Transmissão
A transmissão das informações se dá por meio de um documento eletrônico, com as informações requeridas pelo eSocial. Este documento é assinado digitalmente e transferido por meio de serviço da Internet. Após a verificação da integridade destas informações, o Fisco emitirá o protocolo de recebimento e o enviará ao empregador.
-
Certificado Digital
O Certificado Digital é utilizado para efetuar a assinatura dos documentos enviados ao eSocial. Este certificado é utilizado para garantir a integridade da empresa que está emitindo o documento. Por meio da assinatura é assegurado que o contribuinte é, de fato, o emissor do documento e que é realmente ele que está efetuando a transmissão da informação.
-
Envio de evento fora do prazo
Não haverá bloqueio por enviar um evento fora do prazo. Porém, o empregador estará sujeito a multas por atraso, já previstas na legislação.
Observação: As informações podem sofrer alterações de acordo com os órgãos competentes.
Quais as providências que sua empresa deve tomar?
Para que sua empresa esteja adequada a atender esta exigência legal e no prazo estabelecido, é importante seguir alguns passos básicos para evitar dores de cabeça.
-
Revisão do seu processo de trabalho
Elabore um plano de ação, com prazos e responsáveis, ajustados ao cronograma do eSocial para revisar seus processos internos. É importante gerenciar seus processos de Medicina e Segurança do Trabalho de forma eficiente, controlar a gestão de Cargos e Salários e gerir seu processo de recrutamento, seleção e admissão de forma integrada.
Por exemplo, seu processo de admissão é antecipada, para envio da informação em tempo hábil para início do colaborador? Seus avisos de férias já são emitidos conforme pede a CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas)?
Envolver o departamento jurídico também é uma boa opção para garantir o melhor entendimento e atendimento da obrigação. Revise as verbas e as incidências tratadas em sua empresa, e se necessário, busque apoio de especialistas.
-
Saneamento da base de informações
Para que o resultado final de envio de informações ao eSocial não seja comprometido, é importante que sua empresa faça um revisão cuidadosa de seus repositórios de dados. Esta etapa deve ser minuciosamente realizada e as inconsistências encontradas e corrigidas. Além de padronizar e unificar as informações e obrigações acessórias, o eSocial viabilizará o cruzamento de dados e a efetividade da fiscalização do cumprimento da legislação vigente.
Por meio da integridade destas informações, evita-se divergências e duplicidades que geram, dentre outros problemas, dificuldades na solicitação da aposentadoria ou benefícios da previdência. A partir de um bom planejamento e do saneamento adequado de sua base de informações, você poderá dar o primeiro passo na utilização do eSocial: a carga Inicial na base do governo, enviando todas as informações de todos os colaboradores ativos em sua empresa.
Como a tecnologia ajuda você nesta adaptação?
Todo este movimento, precisa ser suportado por uma solução de gestão especializada, que atenda estas exigências e facilite seu caminho. Fazer a transmissão das informações e garantir a integridade de seu processo, da forma mais automática e transparente possível passam a ser requisitos para o bom funcionamento de seu processo.
Por exemplo, uma solução integrada, que ajude sua empresa:
- Na gestão de informações e ocorrências de saúde: atestados médicos ou acidentes de trabalho.
- A levantar condições ambientais de trabalho.
- A facilitar a criação e execução de programas de prevenção e gerenciamento de riscos.
- Em programas de controle médico .
- A controlar a retirada e devolução de EPI´s – equipamentos de proteção.
Assim sua empresa fica em dia com as exigências do eSocial, com muito mais facilidade.
Ao ter acesso a todas estas informações, e ler diversos termos que parecem tão técnicos, não será estranho se você ficar um pouco assustado e até mesmo preocupado quanto a preparação de sua empresa frente a tudo isso.
Fique tranquilo! Utilizar uma solução tecnológica, com experiência consolidada no mercado e profissionais especializados vai lhe ajudar a fazer parte deste projeto sem traumas.
Para encerrar
O projeto eSocial se propõe a viabilizar a garantia de direitos previdenciários e trabalhistas aos trabalhadores, simplificar o cumprimento de obrigações e aprimorar a qualidade de informações geradas pela relação de trabalho. As novas exigências representam um impacto significativo nas operações regulares de sua empresa, à medida que requerem a integração e consolidação de diferentes sistemas para provisão de informações detalhadas, assertivas e convergentes.
Com um alto volume de informações, provenientes das operações de distintas áreas, como fiscal/financeira, jurídica, medicina do trabalho, recursos humanos, entre outras, há exigência de um maior controle e validação das informações.
Por meio da revisão de seu processo de trabalho, do saneamento e qualificação das informações que você tem hoje de seus funcionários, além da utilização de uma solução tecnológica preparada, você poderá usufruir das vantagens do projeto eSocial. Com conhecimento denso e completo sobre a legislação previdenciária e trabalhista é possível proporcionar um alto valor agregado para que sua empresa esteja preparada para esta nova fase.
Obs: As informações podem ser alteradas sem aviso prévio, de acordo com as atualizações do eSocial.
Guia prático: tudo que você precisa saber sobre manutenção industrial
eBook: o que é a Indústria 4.0 e qual o seu impacto na manutenção de ativos
eBook: como escolher o melhor software para Gestão Ambiental e de Resíduos?
eBook: como escolher o melhor software para Medicina e Segurança do Trabalho
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.