Como a empresa pode identificar falhas nas edificações e atuar rapidamente para reverter os problemas? Por meio da inspeção predial!
Essa prática consiste em avaliar diversos aspectos da construção e elaborar um relatório detalhado contendo todos os defeitos e imperfeições que podem prejudicar a segurança e infraestrutura do prédio.
Neste artigo, mostramos quais problemas podem ser identificados por meio da inspeção, qual é o período indicado para fazer essa avaliação, quais as consequências de ignorar a prática e muito mais. Confira!
O que é inspeção predial e qual é a sua importância?
A inspeção predial é uma prática que consiste em avaliar toda a estrutura do prédio, a fim de identificar falhas e problemas estruturais e elétricos que podem colocar em risco a segurança, o funcionamento e a estabilidade da edificação.
Nessa prática, são usados equipamentos específicos, tais como câmeras, drones e instrumentos de medição. Também ferramentas manuais, medidores de umidade, entre outros.
Realizar a inspeção predial é muito importante para manter a edificação em perfeito estado de uso e conservação. Isso impede que acidentes ocorram ou o valor do prédio se deprecie ao longo do tempo.
Principais problemas que podem ser identificados por meio da inspeção predial
Ao fazer a vistoria, o profissional responsável pode identificar uma série de problemas na infraestrutura predial. Os principais são:
- Rachaduras e fissuras na construção;
- Infiltrações e vazamentos;
- Falhas em sistemas de segurança;
- Má instalação ou dimensionamento incorreto de circuitos;
- Ausência de extintores e sinalização inadequada;
- Falta de manutenção em rampas, corrimão, elevadores e escadas rolantes.
Como é realizada a inspeção predial e quem pode fazê-la
A inspeção predial envolve a execução de uma série de etapas. O profissional responsável precisa primeiramente analisar toda a documentação do prédio para conhecer a sua estrutura e o histórico de reparos, e, em seguida, partir para a vistoria externa e interna, a fim de identificar fissuras, falhas e outros problemas.
Após a análise, é necessário avaliar cada um dos problemas identificados e elaborar um relatório esclarecendo as condições reais do prédio. Em seguida, sugerir ações para correção e resolução dos danos.
Como requer um olhar mais técnico acerca dos problemas, a inspeção predial precisa ser realizada por profissionais especializados que entendam de construção civil, como é o caso de engenheiros e arquitetos.
Ignorar isso e designar qualquer pessoa para fazer as vistorias é um erro gravíssimo que pode afetar as análises e, consequentemente, prejudicar a qualidade e a segurança da edificação.
LEIA TAMBÉM | 5 motivos para fazer manutenção periódica na construção civil
Qual é a periodicidade recomendada para realizar a inspeção predial?
Por se tratar de um bem imóvel, as edificações sofrem depreciação com o passar do tempo. Devido a isso, o indicado é que as vistorias sejam realizadas com frequência, na faixa de 1 até 2 anos em prédios comerciais, que possuem uma infraestrutura muito mais robusta que as construções residenciais.
Vale lembrar, no entanto, que as condições e o local onde se encontra o imóvel podem contribuir para a redução ou aumento na frequência das inspeções. É o caso de edificações localizadas em regiões litorâneas, por exemplo, que costumam sofrem mais impactos (corrosão e desgaste) devido às condições naturais.
Quais são as consequências de não realizar a inspeção predial?
Os riscos de não realizar a inspeção predial são enormes, a começar pela falta de segurança aos usuários que utilizam a construção. A empresa também pode ver o valor do imóvel desvalorizar rapidamente, ter problemas com segurados (no caso de sinistros) e arcar com rombos orçamentais gigantes se precisar realizar obras corretivas ou investir em máquinas e equipamentos modernos de uma só vez.
Dependendo da finalidade da construção, a empresa ainda corre o risco de enfrentar problemas com a justiça e órgãos regulamentadores, caso pessoas se acidentarem e a edificação precise ser interditada.
Benefícios da inspeção predial
Se tivéssemos que escolher o grande benefício da inspeção predial, seria a segurança. Ao fazer as vistorias, a empresa pode identificar problemas em fase inicial e, com isso, agir de maneira preventiva para impedir que se agravem e coloquem em risco a saúde e o bem-estar das pessoas que visitam e fazem uso da construção.
Fora isso, temos outras vantagens interessantes que também merecem destaque. São elas:
Valorização do imóvel
Ao fazer a vistoria, a empresa consegue manter toda a infraestrutura predial atualizada, corrigindo falhas e imperfeições que afetam o valor do imóvel já no começo. Isso mesmo após anos de uso. É o caso de surgimento de rachaduras, fissuras, problemas elétricos, vazamentos, infiltrações e outros problemas.
Melhora na reputação
Uma vez que realiza a inspeção predial, a empresa consegue entregar um ambiente mais saudável, seguro e agradável a todos os usuários. Isso melhora a sua reputação, pois transmite preocupação real com as pessoas, além das questões materiais.
Conformidade com normas e regulamentações
As inspeções contribuem para os profissionais identificarem problemas já no início, o que significa que a empresa pode repará-los rapidamente e sempre se manter em conformidade com todas as normas e regulamentações.
Fazer a inspeção predial é uma das práticas mais necessárias para as empresas do futuro. Aquelas que realmente querem vencer o teste do tempo, manter um bom histórico da marca e proporcionar uma experiência agradável a clientes, sócios e colaboradores precisam entregar um ambiente livre de qualquer risco. E isso só se consegue por meio das vistorias.
Acompanhe nosso blog
Gostou do conteúdo? Continue acompanhando o nosso blog e se mantenha atualizado sobre temas voltados para construção civil!
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.